Queijo é química!

Picture of Bom da Fazenda
Bom da Fazenda

Queijos recheados de Azeitona, Tomate Seco, Damasco e Avelã, Cheddar, Tradicional e muito outros produtos.

Picture of Bom da Fazenda
Bom da Fazenda

Queijos recheados de Azeitona, Tomate Seco, Damasco e Avelã, Cheddar, Tradicional e muito outros produtos.

No dia de hoje, 18 de Junho, comemora-se o Dia do Químico. A Química é o ramo da ciência que estuda as alterações e transformações sofridas pela matéria. Mas o que queremos falar é que QUEIJO é química. O queijo é um alimento derivado de diversos tipos de leite, como o leite de vaca, cabra, ovelha, entre outros. Todos esses queijos acabam por possuir sabores e texturas distintas devido a vários fatores como a sua própria composição química e os métodos como são produzidos.

O processo de produção do queijo é feito através da coagulação do leite, ou seja, através de bactérias é feita uma acidificação. Mais tarde, com o auxílio enzimático, através de uma enzima (quimiosina) transforma-se o leite em queijo. A bactéria utilizada e o processo de coagulação desempenham um papel na definição da textura e sabor da maioria dos queijos. Nesse processo de acidificação, a maior parte dos queijos utilizam teores baixos de bactérias de forma a transformarem através de reações químicas os açucares do leite dos mamíferos em ácido lático.

O queijo é um bom complemento alimentar, e é constituído por compostos e elementos essenciais para o bom desenvolvimento do ser humano como as proteínas, cálcio e ferro. Embora o queijo seja um alimento altamente benéfico e cheio de acontecimentos químicos, existem assuntos que causam discórdia e discussão. É um exemplo disto a lactose. A lactose muitas das vezes causam alergias nas pessoas que comem queijo devido ao elevado teor de aminas, como é o caso a histamina e da tiramina.

Existem ainda alguns sintomas que não são considerados como totalmente certos mas que são discutidos como o sono. Alguns cientistas defendem que as pessoas que comem queijo têm um sono melhor, e tudo isto devido mais uma vez à Química! Isso se considera pelo fato do queijo conter um aminoácido com efeitos relaxantes e responsável por aliviar a tensão, chamado de triptofano.

Aqui no Laticínio Serra da Estrela, fabricar queijos não é apenas “só fabricar queijos”, é construir texturas e sabores. É ter aquele elemento mágico que vai mudar a receita e fazer com que um simples produto vire o ingrediente perfeito e tudo isso graças à química e a física também, é claro! O queijo é portanto, quer na sua composição como em todo o processo de fabricação uma verdadeira relíquia Química!!

Enfim, por isso, nesse dia nosso agradecimento vai à todos os químicos do Brasil!

Nós agradecemos muito toda a influência que vocês exercem na nossa cultura culinária (e principalmente, pelo talento de transformar o leite no ingrediente mais incrível de qualquer prato: o QUEIJO!).

Fonte: Site 13 Moléculas a Pular.

Nossos Queijos Recheados possuem 5 sabores, sendo eles: tradicional, damasco e avelã, azeitona, cheddar e tomate seco. Não provou todos? Você não sabe o que está perdendo!

Veja aqui mais sobre cada um dos sabores: https://www.bomdafazenda.com/queijos-recheados

Ficou com vontade? Saiba onde comprar: https://www.bomdafazenda.com/onde-encontrar

Post Recentes