Queijo branco X Queijo amarelo : Quais as diferenças!

Bom da Fazenda
Bom da Fazenda

Queijos recheados de Azeitona, Tomate Seco, Damasco e Avelã, Cheddar, Tradicional e muito outros produtos.

Bom da Fazenda
Bom da Fazenda

Queijos recheados de Azeitona, Tomate Seco, Damasco e Avelã, Cheddar, Tradicional e muito outros produtos.

Uma das coisas que sempre ouvimos quando se fala em fazer dieta é: -“Cortar o queijo amarelo. Ou então, trocar o queijo amarelo pelo queijo branco. No entanto, o que muitos não sabem é que alguns queijos brancos também podem conter muita gordura.

Apesar da maioria dos queijos brancos serem magros, como o cotagge, ricota, minas frescal e coalho. Existem queijos brancos gordos, como o cream cheese, mascarpone e brie. Por isso, fique atento ao queijo que está consumindo. Não é somente o fato dele ser branco que indica poucas calorias, existem outros fatores que determinam isso, como a quantidade de gorduras contidas neles.

O Inmetro divulgou uma análise sobre a quantidade de gordura dos queijos, o que pode te ajudar na hora de escolher a melhor opção. Entre os queijos mais gordurosos analisados pelo Inmetro, o primeiro lugar disparado ficou com o parmesão. Em 100 gramas, quase um terço é pura gordura. Depois vem o queijo minas curado: 27,7%. A muçarela aparece em terceiro lugar. Já os mais leves são o minas frescal light (3,3%), o queijo cottage (8,3%) e o requeijão tradicional light (8,5%).

Para a análise sobre a quantidade de gordura dos queijos, o Inmetro tomou por base uma dieta de 2000Kcal, sendo assim é recomendável a ingestão de até 55g de lipídeos por dia, destes, menos de 22g de saturados, até 300mg de colesterol e no máximo 2g de gorduras trans por dia. (Para acessar a pesquisa do Inmetro clique aqui).

A dica da nutricionista da ACT Promoção da Saúde, Mariana Claudino é de que: “Geralmente, quanto mais brancos, mais saudáveis e menos gordurosos são os queijos, por conterem maior quantidade de cálcio e de proteína, (porém atente-se às exceções, como já mencionamos no início do texto). O queijo cottage, a ricota e a muçarela de búfala são bons exemplos. Eles têm menos corantes, são ricos em proteína e pobres em gorduras”, acrescenta.

Mariana ainda destaca que “os queijos amarelos, em geral, contêm uma quantidade maior de gordura saturada, de colesterol e de sódio, e podem contribuir para o surgimento de problemas como pressão alta e doenças cardiovasculares. “No entanto, há queijos que, apesar de não serem propriamente amarelos, como o brie, o gouda ou o gorgonzola, são ricos em gordura, calorias e colesterol”, alerta.

Como todos os outros alimentos, temos que maneirar e consumir com moderação cada um dos tipos de queijo. Afinal todos são uma delícia.

Fontes: Site Saúde Brasil, Inmetro.

Quer conhecer os queijos Recheados Bom da Fazenda?Acesse o link abaixo:

Veja aqui mais sobre cada um dos sabores: https://www.bomdafazenda.com/queijos-recheados

Saiba onde comprar nossos produtos: https://www.bomdafazenda.com/onde-encontrar

Post Recentes