Muito apreciada, a cerveja continua sendo a melhor companhia para petiscos de boteco, o que muitos não sabem é que ela vem ganhando espaço onde antes o vinho reinava de forma absoluta.
A Cerveja é uma bebida cuja carbonatação ajuda a limpar as papilas gustativas e a cortar a gordura do queijo, e suas múltiplas variedades combinam extraordinariamente bem com os igualmente diversos tipos de queijos.
A harmonização pode ser feita por contraste (bebida adocicada e queijo salgado), por similaridade (notas amendoadas presentes tanto no queijo quanto na cerveja).
O álcool, acidez e amargor equilibram a cremosidade e toques amanteigados do queijo. A cerveja é o verdadeiro pão líquido, o que casa perfeitamente com laticínios.
Nas cervejas encontramos aromas e sabores muito semelhantes aos dos queijos, como os aromas de nozes, castanhas, amêndoas e caramelo, geralmente mais presentes nos queijos mais curados.
Junto com a doçura o amargor é também responsável pelo equilíbrio da cerveja. Também torna a cerveja refrescante e estimula o apetite. Na combinação com comida, confere certa refrescância e, assim como a carbonatação, corta a gordura que cobre nossas papilas gustativas.
Outro ponto em comum é que os pães, assim como as cervejas, são feitos a partir de cereais, por isso tamanha semelhança de sabores. Assim como os queijos combinam bem com pães, facilmente harmonizam com os sabores de malte, de cevada e trigo, utilizados nas cervejas.
Fonte: Clube do Malte.
Conheça nossos queijos: https://www.bomdafazenda.com/queijos-recheados