Queijo é o produto obtido pela coagulação do leite, seguida de uma desidratação da coalhada, podendo ser de massa fresca ou de massa maturada.
O queijo é cada vez mais conhecido e popular em todo o mundo, mesmo nas culturas em que o seu consumo não é tradicional. Hoje as pessoas buscam no queijo o sabor e a contribuição nutricional para a saúde geral e pelas tendência de alimentação voltada ao bem-estar.
O valor nutritivo do queijo o coloca entre os alimentos mais completos e recomendáveis para a dieta de um indivíduo, pois apresenta alta concentração de proteínas, gordura, sais minerais e vitaminas. Comparando-o com a carne, seu valor nutritivo é semelhante, sendo que o do queijo é mais concentrado.
👉🏼Especificamente, o queijo:
✅Contribui com o fornecimento de nutrientes essenciais, como a proteína e o cálcio;
✅É adequado para os planos de alimentação saudável para crianças e adultos de todas as idades;
✅É feito com poucos ingredientes simples;
✅É um alimento versátil, disponível em diversas variedades e estilos;
✅Favorece o fortalecimento dos dentes e ossos devido ao alto teor de cálcio e fósforo;
✅Contribui com nutrientes essenciais.
O queijo é considerado um alimento denso em nutrientes porque fornece uma alta concentração de nutrientes em relação ao seu valor calórico. Importante fonte de cálcio, o queijo também contribui com proteína de alta qualidade, além de fósforo, vitamina A e zinco.
O queijo é apreciado em todo o mundo como alimento único e como um ingrediente versátil em preparações de alimentos para qualquer hora do dia. A imensa variedade de sabores e texturas de queijos é a garantia de agradar qualquer paladar. As diversas formas convenientes dos queijos são projetadas para atender às necessidades dos profissionais do ramo de alimentação e dos consumidores.
Fonte: Queijos no Brasil; Think USA Dairy.